segunda-feira, 16 de março de 2009

CONVERSANDO COM DEUS - 16 a 31.03.2009

SISTEMA BLOGÃO- O texto deste blog é alterado à cada postagem, mantido o mesmo título durante as quinzenas 1 a 15 e 16 a 31. Para postar seu comentário, desça até o fim do texto (começo da quinzena)

Limeira, 30 de março de 2009

Continuamos nosso resumo de CONVERSANDO COM DEUS, de Neale Donald Walsch, aqui no blog PROSEANDO COM DEUS, hoje à pg. 73.

MEU DEUS
- Surpresa, além de idéias contraditórias sobre o dinheiro e a sexualidade, até sobre Deus vocês fizeram uma confusão. Tudo que seus corações experimentam em relação a Deus lhes diz que Ele é boníssimo. Seus mestres lhes ensinam que Ele é mau. Seus corações lhes dizem que Deus deve ser amado sem medo. Seus mestres lhes dizem que Ele deve ser temido, porque é vingativo. Dizem que vocês devem temer a Deus e seu castigo.

DEUS NÃO É UM MONARCA
- Criaram uma imagem divina baseada na conhecida imagem de um monarca (um rei). Os monarcas em sua maioria foram egomaníacos, inseguros e tirânicos.

UM DEUS INFERIOR
- Se vocês escolheram acreditar em um Deus que tem necessidades e fica ofendido se suas necessidades não forem supridas pelas criaturas, então escolheram acreditar em um Deus muito inferior a Mim.

Hoje vamos ficando por aqui, ao final da pg. 74.

Limeira, 26 de março de 2009

Continuamos nosso resumo de CONVERSANDO COM DEUS, de Neale Donald Walsch, aqui no blog PROSEANDO COM DEUS. Estamos à pg. 72.

NOSSOS VALORES ESTÃO ERRADOS
- O Senhor diz que nossos valores estão todos errados e recomenda "aja de acordo com seus valores". Isso não entendi.

SEUS VALORES NÃO SÃO SEUS
- Seus valores são julgamentos, avaliações, decisões que quase sempre foram tomadas por outras pessoas. Talvez seus pais, sua religião, seus mestres, historiadores e políticos.

A EXPERIÊNCIA DOS OUTROS
- Você criou a si mesmo a partir da experiência dos outros.

O PECADO DE TODOS
- Se existisse pecado, o de todos seria êsse: Permitir a si mesmo tornar-se o que é a partir da experiência dos outros. Aceitam a experiência dos outros como evangelho, como verdade absoluta, como norma. Preste atenção se você não está seguindo e acreditando o que foi imposto pelos outros, pelas experiências deles e não a sua.

A SEXUALIDADE
- Todos sabem que a experiência sexual pode ser a experiência física mais amorosa, excitante, poderosa, estimulante, renovadora, energizante, positiva, intima, unitiva e até divertida de que os seres humanos são capazes.

NEGANDO A VERDADE
- A realidade é que vocês negam a própria verdade em relação à sexualidade, considerando muitas vezes que o sexo é sujo e imoral. Isso tem consequências devastadoras.

O DINHEIRO E RIQUEZAS
- Fizeram o mesmo com o dinheiro e as riquezas. Criaram uma realidade em relação ao dinheiro, que o afasta de vocês, privando-os de tudo de bom que ele - o dinheiro - pode proporcionar.

Hoje encerramos por aqui, pg. 73.

Limeira, 24 de março de 2009

Continuamos nosso resumo de CONVERSANDO COM DEUS, de Neale Donald Walsch, aqui no blog PROSEANDO COM DEUS. Estamos à pg. 71.

O BEM E O MAL
- Neale pergunta: E o mal que o homem cria? Como pode ser compreendido?

O PLANO DIVINO
- Tudo que o homem cria, faz parte do "plano Divino". Êsse plano é que o homem crie o que quiser.

DEUS AMA TAMBÉM O MAL
- O mal é o que você chama de mal. Contudo até mesmo isso Eu amo, pois é apenas através do que é chamado de mal que pode conhecer o bem. Apenas através do que chama de obra do demônio que pode conhecer e realizar a obra de Deus.

HITLER FOI PARA O CÉU
- Eu não amo o bem mais do que o mal. Hitler foi para o céu. Quando compreender isso, compreenderá Deus.

NOSSAS CRENÇAS
- Neale contesta: Fomos criados acreditando no bem e o mal, que algumas coisas não são aceitáveis para Deus.

MANTENHA SUAS CRENÇAS
- Tudo é aceitável para Deus. Mantenha suas crenças e aja de acôrdo com seus valores, eles são os valores dos seus pais, seus avós, amigos, sua sociedade. Eles formam a estrutura de sua vida. Mas examine suas crenças e seus valores um a um. Não destrua a casa mas examine tijolo a tijolo e substitua os quebrados e frágeis que estão prejudicando a estrutura.

COMO ESTÁ SUA VIDA?
- Se você está contente consigo mesmo, com o que você é, com sua vida, não precisa mudar nada. Suas crenças e pensamentos determinam quem você é. Se está tudo bem com você, mantenha seus valores e lute por eles.

Hoje encerramos por aqui, à pg. 72. Até a próxima.

Limeira, 18 de março de 2009

Continuamos nosso resumo de CONVERSANDO COM DEUS, de Neale Donald Walsch, aqui no blog PROSEANDO COM DEUS. Estamos reiniciando à pg. 70.

O SANDUICHE DE SALAME
- Certa vez eu comecei a escrever um livro com o título "Deus é um sanduiche de Salame" afirmou Neale.

PAROU POR QUE?
- Eu que o inspirei. Seria um ótimo livro, devia ter continuado.

IRREVERENTE
- Neale disse que achou que seria irreverente chamar Deus de sanduiche.

DEUS INVENTOU O HUMOR
- Deus não é apenas reverente. Deus é o alto e o baixo. O quente e o frio. A esquerda e a direita. O reverente e o irreverente. Acha que Deus não tem senso de humor? Eu lhe digo que Deus inventou o humor.

COMO FALAR COM DEUS
- Fale comigo como fala com um amigo. As gírias e a lingagem rude estão também dentro da minha compreensão. Certamente Eu conheço todas as palavras e todos os sons.

TUDO É VIDA, TUDO É SAGRADO
- Para Mim não existe desprezar algumas coisas e gostar de outras. Tudo é VIDA e a VIDA é a dádiva, o tesouro indescritível, o mais SAGRADO. Todos os aspectos da VIDA têm um propósito divino. Nada existe, nada, sem um motivo compreendido e aprovado por Mim.

Hoje paramos por aqui, no começo da pg. 71 do livro CONVERSANDO COM DEUS, de Neale Donald Walsch.

Limeira, 17 de março de 2009

Continuamos nosso resumo de CONVERSANDO COM DEUS, de Neale Donald Walsch, aqui no blog PROSEANDO COM DEUS. Hoje estamos iniciando o capítulo 2, à pg. 69.

CAPÍTULO SEGUNDO - O AUTOR QUESTIONA O PRÓPRIO LIVRO

O LIVRO UMA BLASFÊMIA
- O Senhor sabe que muitas pessoas considerarão este livro uma blasfêmia!

COMO DEUS SE MANIFESTA
- Deixa eu te explicar. Pára com essa idéia de que Deus se mostra de um único modo na vida. Essa idéia é perigosa.

DEUS ESTÁ AO SEU REDOR
- Veja Deus ao seu redor. Você pode ver a Mim o tempo todo, noite e dia. Não passe sua vida inteira Me procurando sem Me encontrar.

DEUS NO PROFANO E NO SAGRADO
- Você precisa ver Deus no profano e no sagrado, se não vir assim, pode perder a metade da história. Essa é uma grande verdade.

O PROPÓSITO DIVINO
- Deus está na alegria e na tristeza, no doce e no amargo. Há um propósito divino por trás de tudo e portanto uma presença divina em tudo.

Vamos encerrando por aqui, à pg. 70. Até a próxima.

Limeira, 16 de março de 2009

Continuamos nosso resumo de CONVERSANDO COM DEUS, de Neale Donald Walsch, aqui no blog PROSEANDO COM DEUS, hoje à pg. 65.

NEALE QUESTIONA
- Estou confuso. Se o AMOR é tudo o que existe, como que o medo é uma energia que atrai?

A REALIDADE MÁXIMA
- O AMOR é a realidade máxima. O Sentimento do AMOR é a sua experiência de Deus.

A ESFERA DO ABSOLUTO
- O AMOR é tudo o que existe na esfera do ABSOLUTO.

A ESFERA DO RELATIVO
- O medo é uma energia na esfera do relativo. O medo parece real, mas de verdade não é uma realidade.

O OUTRO EXTREMO DO AMOR
- O medo é o outro extremo do AMOR.

DOIS PONTOS DA EXISTÊNCIA
- Na esfera em que vocês vivem no plano físico, há apenas dois pontos de existência: O medo e o AMOR. Os pensamentos baseados no medo produzirão um tipo de manifestação. Os pensamentos baseados no AMOR produzirão outro tipo de manifestação.

EM TODOS OS TEMPOS E LUGARES
- A lição do medo e do AMOR foi ensinada em todos os tempos e lugares, durante suas vidas inteiras, em todos os momentos. O universo usou de todos os meios para mostrar-lhes essa verdade. Os meios foram histórias, canções, artes, filmes, livros, etc., etc.

ESTOU AQUI DE NOVO
- Agora estou aqui outra vez, repetindo os ensinamentos através deste livro.

O LAMENTO DO CORAÇÃO
- Eu ouvi a busca da sua alma, o lamento do seu coração, sei quanto você tem desejado a Verdade.

A LINGUAGEM SIMPLES
- Êste é meu trabalho. Estou te orientando com uma linguagem tão simples para ficar tudo claro. Em um vocabulário tão comum que não pode perder-se no palavreado.

PRESTE ATENÇÃO
- Minhas respostas estão em toda parte, de todos os modos. Esteja atento às canções que ouvir, aos livros, revistas, filmes, às pessoas que encontrar. O murmúrio do rio ou do oceano, a brisa que acaricia seus ouvidos, todos são instrumentos Meus. Eu te falarei e você Me ouvirá. Vou te mostrar que sempre estive com você. SEMPRE.

Assim chegamos ao final do primeiro capítulo, à pg. 67.

12 comentários:

  1. Olá todos, conheci o Cristóvão, de Americana que promete ser mais um comentarista. Quem sabe vem aí um livro com o título "OS COMENTARISTAS FIÉIS".

    ResponderExcluir
  2. OBA! Quero ser um comentarista fiel. Pena que este sistema de blogão não facilita as coisas, principalmente para quem deseja comentar diariamente - postagem por postagem. Mas, vamos ao texto do dia 18/03. Gostei muito da história do sanduiche de salame. Gostei tbm de ver a benevolência de Deus, dizendo que o livro seria um sucesso...Muito boa essa ideia de que foi Deus que inventou o humor. Gosto deste Deus amigo.

    ResponderExcluir
  3. De repente, caro mano, descobri uma grande qualidade do seu BLOGÃO: basta rolar o texto e tenho tudo à mão, facilitando os comentários.
    Muito simpática esta ideia de que Deus está no profano e no sagrado. Já disse isto uma vez, mas acho bom repetir: os pensamentos deste livro me ajudam a rezar e a sentir a presença de Dues.

    ResponderExcluir
  4. Como é agradável esta ideia de um Deus amigo, sempre presente!

    ResponderExcluir
  5. E o Cristóvão? Cutuca ele, meu irmão, estamos precisando de bons comentaristas.

    ResponderExcluir
  6. Oi, gostei de conhecer o "proseando". Fui logo sentindo a necessidade de comprar o livro. Vou dar uma olhada nos sebos aqui de Americana, depois se não conseguir posso procurar pelo site que já vi no blog.Já rolou muita água no blog, aguardo o próximo texto para comentar. Parabéns ao Citeli pelo seu trabalho.
    Cristóvão

    ResponderExcluir
  7. Olá Cristóvão, benvindo ao PROSEANDO. Conto mesmo com seu apoio. Se eu não postar um texto ainda hoje, amanhã sairá com certeza.

    ResponderExcluir
  8. Assim é a VIDA. Por diversos motivos estive ausente dos comentários. Continuo gostando muito do texto, que - para a minha formação clerical - é ousado e forte, mas me agrada muito. Dizer que "Hitler está no céu", para mim significa negar o inferno. Sei que este é um assunto bem polêmico, e Deus está falando pela pena do autor. No geral as idéias me agradam. Como por exemplo:"Mantenha suas acrenças e aja de acordo com seus valores". Continuo agradecendo ao mano o bem que nos faz com estes resumos.

    ResponderExcluir
  9. Olá, li o comentário do Valentim, de formação clerical. Imagino como ele deve se chocar, se para mim que sou totalmente leigo é difícil e chocante saber que Hitler está no céu. Tenho 48 anos e as crenças que desenvolvi e tenho seguido, não tem sido muito boas para a minha vida e da minha família. Este é um motivo muito forte para eu ir acompanhando o blog e estudar o livro (consegui achar no sebo), procurando praticar os ensinamentos, tão ousados e fortes.
    Cristóvão

    ResponderExcluir
  10. Me conatram uma anedota, que tem a ver com este assunto.

    Fiz que deu uma enchente num certo lugar e a água subindo.

    Quando estava na metade da porta, apareceram os bombeiros para retirar o velhinho que morava na casa e ele : "Não, fico por aí, confio em Deus"

    A água subia e subia. O velhinho teve que subir para o andar de cima. Apareceu um pessoal de bote e o velhinho : "Não, fico por aí, confio em Deus"

    Mas a chuva cada vez mais forte e o velhinho subiu ao telhado. Lá pelas pelas tantas, apareceu um helicóptero e o velhinho de novo :
    "Não, fico por aí, confio em Deus"

    Não deu outra! O velhinho morreu afogado e se apresentou. Deus o recebeu e o velhinho, meio bravo, reclamou : "Confiei no Senhor e o Senhor não me ajudou"

    E Deus : "Bravo? Você está bravo? Bravo estou eu! Mandei os bombeiros, mandei um bote e até mandei um helicóptero! Que mais você queria?"
    .

    ResponderExcluir
  11. Muito boa a piada do Polemikos. Muito coerente, aliás, com a ideia do autor: Deus está presente em todos os acontecimentos da vida. Gosto deste Deus que "não se ofende com nada". Nós julgamos pelos parâmetros humanos. Deus julga pelo parâmetro da Divina Misericórdia.
    Não chego a me escandalizar (me chocar) não, Cristóvão. Acho que estas ideias mais avançadas são boas para nos questionar, nos provocar a reflexão. Enquanto estamos procurando encontrar um Deus para nossa vida, acho que estamos num bom caminho, melhor do que os que não têm crença nenhuma.

    ResponderExcluir
  12. Tá tudo muito bom, estou gostando bastante desta pracinha, onde estamos sempre encontrando os amigos e conhecendo outros novos, como o Cristóvão.
    Mas Hitler no céu, realmente me deu um susto!
    Parece que temos de dar uma guinada em nossas noções mais arraigadas de bem e de mal... e de perdão.

    ResponderExcluir